a força de um lider

“Aquele, cuja força é a imposição do medo, é tão fraco quanto uma palha ao vento. Pode-se tratá-lo com doses de amor verdadeiro. Se não surtir efeito, querendovocê ou não, a palha voará no vento. Então, será hora de você desapegar-se de quem te impõe medo, porque o medo não é dele, é seu.

Quando jovem, tive um chefe doente, habitualmente acometido por surtos nervosos, quebrando tudo. Era um grande físico nuclear, um quase gênio. Apesar da pouca idade, fui firme com ele desde o primeiro surto e não me deixei atemorizar.

Pouco tempo de convivência e todos me perguntavam se eu era a enfermeira dele e qual a razão de ele ser tão doce comigo. Eu não sentia medo. Sentia calma absoluta quando ele surtava e na minha mente eu visualizava apenas uma coisa: a folha está sendo batida pelo vento e reage, vou segurar e acalmar. Então, ele ficava calmo.

Se você pensa em ser líder, sua energia nervosa sem controle pode meter medo nas pessoas. Seu desejo de parecer o rei da cocada preta pode lhe render o título de ogro ou troglodita. Elas correrão assustadas, e não vão respeitar você, porque entenderão que você é grosso e mal-educado. Não vão entender que você é apenas um ser ainda muito fraco.

A calma é um triunfo. Gera harmonia. Todos precisam da sua harmonia.” – Nilsa Alarcon

Deixe um comentário

