NASA encontra enorme potencial de vida em Marte

Novos achados da sonda Curiosity indicam que Marte pode ter oferecido condições para suportar a vida muito antes do que se imaginava. Até pouco tempo, sempre se cogitou que este período considerado habitável do planeta tivesse ocorrido há centenas de milhares de anos, uma “janela” considerada muito pequena para os padrões da origem da vida. Diante das novas descobertas reveladas pela sonda da Nasa, essa contagem mudou drasticamente.

Segundo afirmou na última semana John P. Grotzinger, cientista da Divisão de Ciências Geológicas e Planetárias de Caltech, da Nasa, a caminhada do Curiosity ao longo de um ano até o Monte Sharp indicou uma forte e nova evidência de que a Cratera Gale já possuiu grandes lagos, rios e deltas, dentro e fora, há milhões ou dezenas de milhões de anos. A geologia mostra que, mesmo quando a água dessa superfície secou, muita água ainda teria permanecido no subsolo.

Contudo, nada disso prova que tenha existido vida no planeta, mas no caso dos primórdios de Marte, isso indica que o planeta estaria “maduro” e pronto para oferecer condições ao desenvolvimento de vida. Ainda não se pode ir mais longe nas afimações porque existe uma lacuna científica na análise e identificação de compostos orgânicos – os blocos de construção da vida à base de carbono. Em dezembro, a Nasa agendou uma coletiva de imprensa em que serão anunciadas novas informações sobre a busca da vida em Marte.

O fato é que o Curiosity não carrega instrumentos de detecção de vida, pois não há consenso sobre como este equipamento deveria ser. Sabe-se que a busca por uma possível vida marciana envolveria a escavaçao profunda da superfície do planeta. Por essa razão, os cientistas há muito tentam lançar uma missão para trazer amostras de rochas e solo marciano de volta à Terra para análise sofisticada. A missão à Marte programada para 2020 seria o início de um esforço para experimentação de métodos para selecionar e armazenar amostras promissoras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s