O hubble olha uma particularidade extragalactic

Esse galaxy atende pelo nome de eso 162-17 e está localizada a cerca de 40 milhões de anos-luz na constelação de carina. À primeira vista essa imagem parece ser bastante normal foto de uma galáxia com manchas escuras do pó e brilhante manchas azuis, jovens estrelas. Mas um olhar mais atento revela várias características peculiares.

Em primeiro lugar, eso 162-17 é que é conhecido como um galaxy peculiar de uma galáxia que atravessou interações com seus vizinhos cósmica, resultando em uma dose incomum de poeira e gás, de uma forma irregular, ou um estranho composição.

Em segundo lugar, em fevereiro de 23, 2010 os astrônomos incumpridas a supernova conhecido como sn 2010 ae situado dentro desta galáxia. O supernova pertence a uma classe de supernovae descobriu recentemente chamado tipo iax supernovae. Essa turma de objetos está relacionado com o mais conhecido tipo-ia supernovae.

Tipo ia supernovae resultado quando uma anã branca acumula massa suficiente ou de um companheiro ou, raramente, através de colisão com outro anão branca, para iniciar um colapso catastrófico seguido de uma explosão espetacular como uma supernova. Tipo iax supernovae também envolver um anão branca como a estrela central, mas neste caso pode sobreviver o evento. Tipo iax supernovae fainter e são muito raras de tipo ia supernovae, e o mecanismo exato ainda é um assunto de debate aberto.

A mais bela forma de quatro pontas plano estrelas distribuídos por eso 162-17 também chama a atenção. Isso é um efeito óptica mathusiana como a luz que entra é diffracted pelos quatro struts que apoiam o telescópio espacial hubble subalternizada pequena do espelho.

Créditos: Esa / hubble e nasa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s