Estudo aponta que haveria água líquida em Marte… à noite

A novela científica sobre a possibilidade de encontrar água e, consequentemente, potencial de vida em Marte continua com capítulos cada vez mais estranhos e fascinantes. Desta vez, uma equipe de pequisadores espanhóis demonstrou que pode existir água líquida no planeta vermelho, embora com certas condições: teria que ser à noite e na zona equatorial.

Segundo estudo publicado pela Nature Geoscience, nos primeiros cinco centímetros do solo da cratera Gale, localizada no equador de Marte, há condições ambientais suficientes para que exista salmoura (água líquida salgada) durante a noite; depois, as temperaturas aumentam e as salmouras se secam, mas, na noite seguinte, voltam a absorver o vapor de água da atmosfera. Os resultados sugerem um intercâmbio ativo de água entre a atmosfera e a superfície marciana.

E será que isso significa que é possível existir vida no planeta? Em parte. Acontece que, durante as horas em que é possível a existência de água líquida, as temperaturas em Gale são muito baixas para o metabolismo e a reprodução celular da forma que ocorrem na Terra. De qualquer forma, o diretor da pesquisa explica que o resultado tem implicações enormes para a habitabilidade em todo o planeta, para a sua futura exploração e para todos os processos geológicos que estejam relacionados à água.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s